A meditação consiste na prática de focar a atenção, freqüentemente formalizada em uma rotina específica.
Há dados históricos comprovando que a meditação é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes.
Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.
A meditação consiste de práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos, como :
- descanso físico, mental e emocional
- aumento da capacidade de concentração
- maior auto-liderança
- maior liberdade de escolha
- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.
A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções.
Meditação na Prática
É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.
Contexto
Chakras, centros de energia cultivados na meditação segundo a tradição Tantra. A divulgação das práticas de meditação no mundo contemporâneo recebeu uma grande contribuição das técnicas milenares preservadas pelas diversas culturas tradicionais do oriente.
Meditação Budista
Meditação Budista, meditação usada na prática budista, “inclui qualquer método de meditação que tenha como meta última a Iluminação (Bodhi)” (Kamalashila 1996). A palavra mais próxima de meditação nas linguagens clássicas do Budismo é bhavana ou “desenvolvimento mental”
Keine Kommentare:
Kommentar veröffentlichen